Pessoal, as provas sobre Hertzberger+ Mon Oncle+Abalos+Edukators já estão disponíveis no armário do Radamés.
Os comentários sobre as avaliações estão postados nos respectivos blogs, no post mais recente de cada aluno.
Destaco aqui alguns pontos negativos e positivos notados nas avaliações:
- Foi bastante comum acontecer uma certa confusão entre a discussão sobre convenções sociais e a utilização de materiais como recurso de transição público-privado no arquitetura. Várias respostas misturaram as duas discussões. É importante lembrar que a convenção social se caracteriza por "barreiras arquitetônicas" que em grande parte não são físicas, mas ao mesmo tempo são evidentes em nosso cotidiano.
- A crítica de Tati não é centralmente a tecnologia,e esse ponto foi focado por grande parte dos alunos... A crítica utilizando a tecnologia é a escolha de Tati para analisar outras questões como a construção de um ideal positivista que irá satisfazer toda a humanidade, subjugando a individualidade e os desejos de cada pessoa ou grupo à ideologias, sendo a tecnologia uma delas, etc...
- Alguns alunos conseguiram aprofundar críticas muito interessantes, principalmente nas questões que vocês mesmos escolheram, isso foi recorrente nas respostas sobre arquiteturas efêmeras e habitação social.
Como dica final, ressalto a importância de que tentem sempre discutir as teorias propostas nas bibliografias junto a uma crítica que parta das suas vivências cotidianas, porque sem isso as respostas podem parecer vazias, meras reproduções de conteúdo. O objetivo do curso não é manter uma relação depositária.
Tamirís
Tamirís