Oficina de Fundamentação e Instrumentação
Curso: Arquitetura e Urbanismo Noturno
1o semestre de 2010
Cristiano Cezarino,
Altamiro
Hamilton
Tamiris Nascimento.
A Oficina de Fundamentação e Instrumentação pretende introduzir os alunos à concepção arquitetônica e ao pensamento crítico e experimental de métodos de trabalho, com ênfase na preparação de jovens arquitetos para os desafios da profissão no mundo contemporâneo. Nos últimos anos a prática, a aprendizagem e os conhecimentos arquitetônicos tem sido profundamente transformados pela chegada das novas formas de comunicação, informação e tecnologias que continuam sistematicamente a mudar o que significa ser um arquiteto. A oficina constitui-se um estúdio aberto cujo cenário é único no interior da escola, onde os alunos trabalham individualmente e em colaboração com todos os alunos e orientadores. Isso os prepara para uma carreira na arquitetura.
O objetivo é que os estudantes adquiram conhecimento, habilidades e experiência estratégica em uma gama diversificada de idéias do design, a partir das quais começam a formar as suas próprias identidades e personalidades. Além disso, busca-se criar uma estrutura flexível que exponha os alunos a diversas idéias e incentiva um ambiente de experimentação. Isso requer o desenvolvimento de trabalho proativo que estabeleça ligações entre os diferentes projetos e idéias para desenvolver os interesses pessoais de cada aluno. Esta abordagem não-linear os habilite a uma ampla gama de competências, e salienta a importância de se fazer perguntas pertinentes a seu design, bem como amadurecer idéias para abrir vários caminhos possíveis através da escola nos anos subsequentes.
O objetivo geral da oficina é permitir aos alunos recém ingressos no Curso de Arquitetura e Urbanismo uma abordagem inicial e panorâmica das questões fundamentais inerentes à criação arquitetônica.
Juntamente a uma instrumentação básica nas áreas de representação gráfica digital, serão enfatizados também os processos criativos no uso destes instrumentos.
Os alunos serão solicitados a abordar criticamente os elementos estruturantes do espaço arquitetônico em seus aspectos simbólicos, corporais, formais e técnicos, buscando articular elementos e estratégias tanto no âmbito físico/analógico, quanto no digital/eletrônico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário