1) Hertzberger propõe e analisa situações em que há uma sobreposição entre o domínio público e privado, exemplificando locais e elementos arquitetônicos que podem produzir essas condições e sensações. Discorra sobre a existência ou inexistência destes espaços, analisando três tipologias residenciais.
2) As possibilidades de acesso a locais estão relacionadas aos limites territoriais, legislações e principalmente as convenções sociais, convenções não são regras explicitas, constituem um modus operandi imbricado na/pela sociedade em cada indivíduo. Analise estes conceitos a partir de alguns casos belo-horizontinos, onde as convenções determinam o acesso social.
3) Hertzberger pontua em algumas passagens do Lições de Arquitetura a importância de criar condições mais democráticas nos espaços públicos, para que o usuário transpasse a condição heterônoma, partilhando responsabilidades e se apropriando destes locais. Baseado na análise do autor, escreva sobre o papel do arquiteto na promoção destas situações.
4)“A forma padronizada dos caixotes, suas faces paralelas, possibilita com que eles possam ser juntados por simples empilhamento, formando estruturas de fácil montagem e desmontagem. Enfim, uma propriedade comum a todos os caixotes é o excelente poder calorífico da madeira que o compõe. Na Ilha dos caixotes, a forma quase universal de cozinhar era o fogão de lata, alimentado com sobras de caixotes, isto é, as partes quebradas, retiradas no conserto. As construções mais notáveis empregando caixotes eram, na ilha os abrigos, chamados pelos moradores de maloca.”(KASPER, p.96)
Em sua tese de doutoramento Pierre Kasper discorre sobre as formas de abrigo construídas por moradores de rua. O autor aborda a apropriação autônoma e individual dos espaços públicos, a efemeridade e a subversão no uso de objetos. Discorra sobre como os abrigos improvisados podem ser uma forma de transgressão ou adaptação dos conceitos público-privado abordados por Hertzberger. (Imagens 1,2 e 3)
5) Diversos espaços públicos são produto de ações de apropriação coletiva informais, que transformam a função ou a falta de função instituida- atribuindo novo uso e significado ao local no qual se inserem, alterando as dinâmicas sócio-espaciais. A partir da imagem do Aglomerado, trace uma crítica comparativa entre espaços planejados e não- planejados. (Imagem 4)
6) Na secção “Domínio Público” Hertzberger discute várias questões relativas à articulação entre o público e o privado. Apresente e discuta os principais pontos levantados pelo autor.
7) Como o arquiteto pode colaborar no processo de transformação do usuário em morador? Exemplifique.
8) Tendo em vista o que já foi estudado em aula, juntamente com a sua experiência do dia-a-dia, analise o papel da rua no seu bairro. O seu uso corrobora com a tese de Hertzberger?
9)Comente a relação entre comprometimento com o espaço público e violência, analisando o círculo vicioso apontado por Hertzberger.
Nenhum comentário:
Postar um comentário