1) Em A revolução Urbana, LEFEBVRE (1999) discursa a favor e contra a rua, como espaço de construção das relações sociais e do encontro cotidiano, em oposição, o autor faz também um discurso do lugar público como espaço apenas do consumo e circulação, no qual nada além pode acontecer. Escolha uma das duas perspectivas e disserte sobre ela, utilizando também sua leitura dos textos de JACOBS e HERTZBERGER.
2) Kitchen Stories, filme de Bent HAMER, propõe discussões sobre a relação tecnicista estabelecida com o espaço cotidiano, num contexto pós guerra no qual o modernismo prega a determinação total dos espaços. Para além, o filme desconstrói essa percepção: coloca morador e técnico humanizados e idiotiza a situação extrema vivenciada pelos atores. O primado da eficiência é importante para a arquitetura? De que forma os arquitetos reforçam ou desconstroem a relação e exercício profissional criticado pelo filme?
3) JACOBS enfatiza ao longo do texto o uso da calçada como lugar de segurança, contato e de integração, principalmente das crianças. Com base nos argumentos da autora, descreva as características atribuídas às calçadas e a contraposição discutida no texto em relação aos playgrounds.
4) Jane JACOBS reforça ao longo do texto que os espaços públicos dependem do trânsito de pessoas e comércios para que haja vida e consequentemente segurança no local, criando uma “rede de solidariedade urbana”. Transcreva duas passagens nas quais a autora fala na importância da participação e apropriação, e comente quais os aspectos específicos de cada passagem.
5) Defina o conceito de TERRITÓRIO, a partir dos textos de JACOBS e HERTZBERGER e exemplifique dois locais em sua cidade (ou em Belo Horizonte), nos quais existe uma territorialidade marcante, descreva como elas se expressam no espaço.
6) Escreva uma dissertação narrativa do balé diário de sua rua. (JACOBS, 2000: 56)
7) ...Quanto mais longe vou, mais sou impedido pelos objetos de uso (mais na forma de carros e de instrumentos administrativos do que na forma de granizo e tigres). E na verdade sou duplamente obstruído por eles: primeiro, porque necessito deles para prosseguir, e, segundo, porque estão sempre no meio do meu caminho. Em outras palavras: quanto mais prossigo, mais a cultura se torna objetiva, objetal e problemática. (FLUSSER, XXXX: 94).
Os textos de FLUSSER discutem duas questões centrais para a arquitetura: 1) A necessidade do obstáculo para remoção de obstáculos e a 2) importância do design responsável, não meramente científico ou técnico. Escolha uma das duas afirmações e disserte sobre elas, considerando a arquitetura como foco e seu repertório bibliográfico.
Observações:
- Caso haja transcrição de trechos retirados de algum autor, coloque entre parênteses sobrenome e página.
- Preste atenção no enunciado das questões, tente ser objetivo em suas colocações e responder ao que foi perguntado, sem repetições de enunciado ou prolixidades desnecessárias.
REFERÊNCIAS
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007. 222p.
HERTZBERGER, Herman. Lições de arquitetura. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. 272p.
JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2000
LEFEBVRE, Henri; MARTINS, Sergio. A revolução urbana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. 178 p
KITCHEN STORIES: 2003. Bent Hamer, Noruega.
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