1) Hertzberger propõe e analisa situações em que há uma sobreposição entre o domínio público e privado, exemplificando locais e elementos arquitetônicos que podem produzir essas condições e sensações. Discorra sobre a existência ou inexistência destes espaços, analisando três tipologias residenciais.
2) As possibilidades de acesso a locais estão relacionadas aos limites territoriais, legislações e principalmente as convenções sociais, convenções não são regras explicitas, constituem um modus operandi imbricado na/pela sociedade em cada indivíduo. Analise estes conceitos a partir de alguns casos belo-horizontinos, onde as convenções determinam o acesso social.
3) Hertzberger pontua em algumas passagens do Lições de Arquitetura a importância de criar condições mais democráticas nos espaços públicos, para que o usuário transpasse a condição heterônoma, partilhando responsabilidades e se apropriando destes locais. Baseado na análise do autor, escreva sobre o papel do arquiteto na promoção destas situações.
4) O filme Mon Oncle (Meu Tio), de Jacques Tati faz uma crítica satírica à modernidade tecnológica e a arquitetura moderna e seus pressupostos, opondo espaços futuristas e monótonos à ambientes tradicionais, utilizando a França da década de 50 como pano de fundo. Argumente sobre como a discussão proposta por Tati é pertinente (ou não) para a realidade atual, utilizando exemplos de sua vivência cotidiana.
5) Kitchen Stories, filme de Bent HAMER, propõe discussões sobre a relação tecnicista estabelecida com o espaço cotidiano, num contexto pós guerra no qual o modernismo prega a determinação total dos espaços. Para além, o filme desconstrói essa percepção: coloca morador e técnico humanizados e idiotiza a situação extrema vivenciada pelos atores. O primado da eficiência é importante para a arquitetura? De que forma os arquitetos reforçam ou desconstroem a relação e exercício profissional criticado pelo filme?
6)Edukators aborda a crítica ao capitalismo como um dos temas centrais. Três ativistas utilizam as intervenções em mansões de famílias abastadas como forma de protesto e de produzir discussões que alterem a realidade. Discuta como as intervenções efêmeras na arquitetura podem se tornar ações políticas e sociais. Dê duas referências de intervenções efêmeras pesquisadas, que dialoguem com a proposta do filme.
7) Na secção “Domínio Público” Hertzberger discute várias questões relativas à articulação entre o público e o privado. Apresente e discuta os principais pontos levantados pelo autor.
8) Como o arquiteto pode colaborar no processo de transformação do usuário em morador? Exemplifique.
9) Tendo em vista o que já foi estudado em aula, juntamente com a sua experiência do dia-a-dia, analise o papel da rua no seu bairro. O seu uso corrobora com a tese de Hertzberger?
10)Comente a relação entre comprometimento com o espaço público e violência, analisando o círculo vicioso apontado por Hertzberger.
Nenhum comentário:
Postar um comentário