Prezados alunos,
A prova será na próxima sexta feira, dia 03 de junho de 2011. Seguem as instruções.
As questões serão sorteadas e publicadas neste blog. Os alunos terão até as 21:30 minutos para responder e enviar as respostas em formato .pdf para o email da Tamiris (tamirisjoana@hotmail.com) com cópia para o email da disciplina (arq0010@gmail.com). Quem enviar depois do prazo a prova não será corrigida, portanto não deixem para a última hora. O que valerá é a data do recebimento na caixa de entrada dos respectivos emails.
Seguem abaixo as questões, das quais duas serão sorteadas:
1) JACOBS enfatiza ao longo do texto o uso da calçada como lugar de segurança, contato e de integração, principalmente das crianças. Com base nos argumentos da autora, descreva as características atribuídas às calçadas e a contraposição discutida no texto em relação aos playgrounds.
2) Jane JACOBS reforça ao longo do texto que os espaços públicos dependem do trânsito de pessoas e comércios para que haja vida e consequentemente segurança no local, criando uma “rede de solidariedade urbana”. Transcreva duas passagens nas quais a autora fala na importância da participação e apropriação, e comente quais os aspectos específicos de cada passagem.
3) Defina o conceito de TERRITÓRIO, a partir dos textos de JACOBS e HERTZBERGER e exemplifique dois locais em sua cidade (ou em Belo Horizonte), nos quais existe uma territorialidade marcante, descreva como elas se expressam no espaço.
4) Escreva uma crônica narrativa do balé diário de sua rua. (JACOBS, 2000, p.56)
5) "...Quanto mais longe vou, mais sou impedido pelos objetos de uso (mais na forma de carros e de instrumentos administrativos do que na forma de granizo e tigres). E na verdade sou duplamente obstruído por eles: primeiro, porque necessito deles para prosseguir, e, segundo, porque estão sempre no meio do meu caminho. Em outras palavras: quanto mais prossigo, mais a cultura se torna objetiva, objetal e problemática". (FLUSSER, 2007, p.94)
Discuta a afirmação de Flusser sobre a necessidade do obstáculos para remoção de obstáculos e o papel do designer na obstacularização e “desobstacularização” dos espaços, contradição inerente ao design.
6) A copa de 2014 tem sido encarada como a panacéia do Brasil. O design da cidade de Belo Horizonte tem este evento e esta data como meta, objetivo. Com base na discussão de Lina Bo Bardi sobre o impasse do design brasileiro e as opções de nossa cultura, discorra sobre a responsabilidade do design de nossas cidades tendo em vista sua relação com o evento esportivo que se aproxima.
Os textos de FLUSSER discutem duas questões centrais para a arquitetura:
7) A importância do design responsável, não meramente científico, técnico ou artístico.
8) A descartabilidade do design na cultura contemporânea, gerando uma descrença sobre seu valor.
Escolha uma das duas afirmações e disserte sobre ela, considerando a arquitetura como foco da discussão e seu repertório bibliográfico e experiencial.
9) Em A revolução Urbana, LEFEBVRE (1999) discursa a favor e contra a rua, como espaço de construção das relações sociais e do encontro cotidiano, em oposição, o autor faz também um discurso do lugar público como espaço apenas do consumo e circulação, no qual nada além pode acontecer. Escolha uma das duas perspectivas e disserte sobre ela, utilizando também sua leitura dos textos de JACOBS e HERTZBERGER.
10) Discorra sobre a idéia de Kitsch, conforme colocado por Lina Bo Bardi, a partir da relação entre, por um lado, a prática de arquitetura e design e, por outro, a cultura de excessivos consumo e descarte que vivemos.
Observações:
- Caso haja transcrição de trechos retirados de algum autor, coloque entre parênteses sobrenome
e página. Do contrário, você incorrerá em plágio, o que terá penalização na nota.
- Preste atenção no enunciado das questões, tente ser objetivo em suas colocações e responder
ao que foi perguntado, sem repetições de enunciado ou prolixidades desnecessárias.
- Se dois ou mais alunos tiverem partes do texto idênticas, suas provas serão anuladas.
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