quarta-feira, 10 de março de 2010

Aulas prof. Hamilton

A cidade em que vivemos

Utopias, Heterotopias e Isotopias

1. Dia 11/02/2010

Abertura da disciplina.

2. Dia 11/02/2010

Os alunos farão, em grupos de três componentes, um registro das suas percepções sobre a cidade em que vivemos. Utilizarão o suporte fornecido (folha de papel em grande formato) e poderão fazer desenhos, recortes, colagens, textos, montagens e utilizar objetos para fazer seus registros. Os resultados serão apresentados aos demais grupos. Serão discutidos temas como morfologia urbana e significado do urbano, os elementos da paisagem, a complexidade do espaço urbano, percepções, atitudes e valores atribuídos a cidade.

Para as aulas seguintes os alunos farão um garimpo de imagens, desenhos, sons, textos, impressões sobre a cidade em que vivemos.

Leituras sugeridas:

· CULLEN, Gordon. Paisagem urbana. Lisboa; Rio de Janeiro: Edições 70, 1983.

· LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

· LERNER, Jaime. Acupuntura urbana. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2005. 137 p.

· CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. 152p.

3. Dia 17/02/2010

Discussão sobre as utopias urbanas a partir do Filme: Metropolis de Fritz Lang

Leituras sugeridas:

· SILVEIRA, José Augusto R. da; RIBEIRO, Edson Leite. Cidade e história, caminhos e aspirações: qual a cidade que queremos? Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/minhacidade/mc291/mc291.asp >. Acesso em 27 fev. 2010.

· ULTRAMARI, Clovis. O fim das utopias urbanas. São Paulo: Studio Nobel, c2005. 197p.

· COELHO NETO, Jose Teixeira. O que é utopia. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986. 99p.

· CHAUI, Marilena de Souza. O que é ideologia. 21. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986. 125p.

4. Dia 18/02/2010

Os alunos organizarão o material recolhido no garimpo e farão discussões em grupos e em conjunto sobre os conceitos de heterotopias e isotopias e sua relação com a cidade. Serão instigados a expressar e registrar suas utopias.

Leituras sugeridas:

· LEFEBVRE, Henri. A revolução urbana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

· RIBEIRO, Rita Aparecida da Conceição; COSTA, Heloisa Soares de Moura; Universidade Federal de Minas Gerais. Identidade e resistência no urbano: o quarteirão do Soul em Belo Horizonte. 2008. 192 f., enc.: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Geografia.

· INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL. Quando a rua vira casa: a apropriação de espaços de uso coletivo em um centro de bairro. 3a ed. Rio de Janeiro: Projeto, 1985.

Aulas prof. Altamiro

1. Aula do dia 10

Apresentação do curso.

2. Aula do dia 13.03

Objetivo: introduzir os conceitos de urbanismo, cidade, centralidade, multicentralidade, apropriação, dimensão simbólica dos espaços, uso do solo, tecidos urbanos, malha urbana, divisão social do trabalho, dentre outros.

Textos orientadores:

· “Definindo a cidade”; “A cidade como ímã”; “A cidade como escrita”; “Civitas: a cidade política”; “A cidade como mercado”; “A cidade do capital”. IN: Rolnik, Raquel. O que é cidade. São Paulo: Brasiliense, 1995;

· “Cidades: A máquina do tempo”. In: ZEIN, Ruth Verde. O lugar da crítica. Ensaios oportunos de arquitetura. Porto Alegre: Editora Ritter dos Reis, 2001.

· “Qual é a cara, cidadão, do tecido urbano de sua preferência?”; “Os tipos básicos de tecido urbano” in: CAMPOS FILHO, Cândido Malta. Reinvente seu bairro. Caminhos para você participar do planejamento de sua cidade. São Paulo: Editora 34, 2003.

Trabalho prático:

Elaborar o texto-desenho “Belo Horizonte por um autor-arquiteto”, tendo como referência os conceitos discutidos e apreendidos nos textos e aulas. Trata-se de criar uma apresentação de Belo Horizonte (ou outra cidade à escolha), revelando a cidade existente e/ou imaginada, onde o autor-arquiteto pode aliar ficção e realidade, escrita e desenho, edifício e malha urbana, espaços livres e edificados, públicos e privados, lugares e não-lugares, passagens e permanências, usos e contra-usos, outros.

O trabalho deverá ser preparado para apresentação e para entrega em um único formato A2.

Data da apresentação e entrega: 24.03

Valor: 4 pontos

Grupo de 3 alunos

3. Aula do dia 19.03

1ª. Parte da aula:

Objetivo: introduzir os conceitos de espaço, paisagem, território, lugar, não-lugar, infraestruturas, meio ecológico, meio técnico.

Textos orientadores:

· “Paisagem e espaço” in: SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: EDUSP, 2008”;

· “A globalização da cultura e a construção das paisagens contemporâneas” in: Bessa, Altamiro S. M. Textos para a disciplina ARQ010. Mimeogr. 2010;

· “Território, lugares e não-lugares” in: Bessa, Altamiro S. M. Textos para a disciplina ARQ010. Mimeogr. 2010;

· As passarelas urbanas como novos vazios úteis na paisagem contemporânea” in: HAZAN, Vera Magiano. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq114/arq114_02.asp

2ª. Parte da aula

Leitura e discussão do texto: “A casa, a rua e o trabalho” In: DAMATTA, Roberto. O que é o Brasil. Rio de Janeiro: Rocco Jovens Leitores, 2004. p. 13 – 20;

3ª. Parte

Orientação do Trabalho Prático.

Exercício (em casa):

Ler o texto “A construção da paisagem no Brasil”, in: LEITE, Maria A. F. P. Destruição ou Desconstrução? São Paulo: 2006 e responder às questões colocadas pelo professor.

Valor: 1 ponto

Data de entrega: 24.03

4. Aula do dia 20.03

Orientação do Trabalho Prático

5. Aula do dia 24.03

Apresentação, discussão e avaliação dos trabalhos

Discussão do texto (se houver tempo): HERZOG, Cecília. Urbanismo ecológico: tema de conferência internacional na Universidade de Harvard. Disponível em www.vitruvius.com.br/arquitextos

Cidade Administrativa

Este vídeo contém uma entrevista com o prof. Roberto Andrés sobre a nova Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais.