quarta-feira, 4 de maio de 2011

Oficina papelão

Links de referência dos trabalhos que serão desenvolvidos na Oficina de Papelão:


Túnel:
http://www.mom.arq.ufmg.br/ (procurar oficina de arquitetura dobrável)


Grupos responsáveis:
Mariana A, Luiza, Fernanda Mourão.
Gabriela, Mateus, Daniela
Diogo, Mariana, Fernanda, Nicoly

Parede:
Molo Design
Grupo responsável:
Agar, Mirian, Igor

Poltrona:
Grupos responsáveis: (cada grupo é responsável por uma poltrona)
Fernanda Fiuza, Rafaela, Saulo
Celso, Bruno, Edgard, Pedro Henrique



Mesa:
Grupo responsável:
Lorraine, Bárbara, Isadora



Bancos:
Foldschool  (neste site vocês podem baixar o molde e assistir ao passo a passo)
Responsáveis:
André, Ana Cláudia

Cadeira:
Foldschool (neste site vocês podem baixar o molde e assistir ao passo a passo)
Responsáveis:
Rayane, Taís, Fernanda Leme

Verifiquem as quantidades de papel e papelão. Comprem. Não se esqueçam das ferramentas.

Até sábado.

7 questões para a prova de sexta

Seguem 7 questões. As demais virão em breve.

1)      Hertzberger propõe e analisa situações em que há uma sobreposição entre o domínio público e privado, exemplificando locais e elementos arquitetônicos que podem produzir essas condições e sensações. Discorra sobre estes espaços, analisando três tipologias residenciais. 

2)     
Hertzberger propõe uma gradação entre público e privado, que é relativa não apenas as qualidades espaciais, mas também a acessibilidade, responsabilidade sobre o espaço, legislação, sensação de pertencimento e outros fatores. Analise como as convenções sociais são determinantes para o uso de espaços públicos, traçando um paralelo entre exemplos dados pelo autor e sua experiência.

3)     
Em Lições de Arquitetura, Hertzberger pontua a importância de criar condições mais democráticas nos espaços públicos, para que o usuário transpasse a condição heterônoma, partilhando responsabilidades e se apropriando desses locais. Baseado na análise do autor, escreva sobre o papel do arquiteto na promoção destas situações. 

4)     
No blog http://fractaldeideias.blogspot.com/ (post Link entre Villa Arpel e Residência Belvedere), o aluno Leonardo discute sobre Mon Oncle e um vídeo sobre a Residência Belvedere, de Myrna Porcaro. A partir do discurso da arquiteta e da crítica feita pelo filme Mon Oncle, argumente sobre os paralelismos (e divergências) entre ambos.


5)     
O filme Mon Oncle (Meu Tio), de Jacques Tati faz uma crítica satírica à modernidade tecnológica e a arquitetura moderna e seus pressupostos, opondo espaços futuristas e monótonos à ambientes tradicionais, utilizando a França da década de 50 como pano de fundo. Argumente sobre como a discussão proposta por Tati é pertinente (ou não) para a realidade atual, utilizando exemplos de sua vivência cotidiana.

6)     O taylorismo e o habitar estão atrelados há cerca de um século, isso se deve a transformação da vida cotidiana numa extensão do produtivismo do trabalho, entre outros fatores. A partir da citação de Abalos, Kapp e das imagens abaixo, analise como a produção habitacional de interesse social reproduz a tipificação do homem e do grupo familiar como unidades determinadas e estáticas no espaço físico e social.

Este sujeito, não é outro, senão o homem-tipo corbusiano, a família-estatística, esse constructo mental que permitiu aos arquitetos ortodoxos objetivar o comportamento social e quantificá-lo naquela experiência quase delirante que o Existezminimun.” (ABALOS, 72)
O projetista cria o cenário tido por ideal para esse usuário abstrato, observando preceitos de conforto e funcionalidade, por sua vez baseados em sistematizações genéricas, tais como as registradas no “Neufert” – a bíblia da medida exata de objetos, seres humanos e movimentos, e o livro mais vendido de arquitetura em todos os tempos. Sobre os usuários, essa previsão cuidadosa tem um efeito sedutor: ela promete aconchego e conforto e evoca as imagens de vida familiar bem ordenada que a indústria cultural se encarrega de propagar. Apenas depois de algum tempo de uso instalam-se os conflitos, porque os acontecimentos concretos sempre ultrapassam o roteiro abstrato para o qual o espaço foi projetado. Há então três possibilidades: ou os usuários se resignam e se adaptam ao espaço de que dispõem; ou tentam empreender reformas, em geral difíceis, onerosas e cheias de transtornos; ou então, quando podem, almejam uma nova substituição da moradia, mantendo aquecido o mercado imobiliário e a própria indústria de incorporação e construção. (KAPP, p.05 em Síndrome do Estojo)


FOLZ, Rosana. HABITAÇÕES ECONÔMICAS PAULISTAS:
análise dos projetos das unidades dos atuais programas habitacionais


Programa Vila Viva, Belo Horizonte. 2009.

7) A ideologia do desenvolvimento é uma ocultação da realidade sócio-histórica e dos processos que a geram, o lema Ordem e Progresso presente no texto de Abalos é um exemplo. Com base nas citações abaixo, analise a importância da ideologia para manutenção de uma imagem que sustente as contradições presentes na arquitetura e no ideal positivista.
Um dos traços fundamentais da ideologia consiste, justamente, em tomar as idéias como independentes da realidade histórica e social, de modo a fazer com que tais idéias expliquem aquela realidade, quando na verdade é essa realidade que torna compreensíveis as idéias elaboradas. (CHAUI, 1986: 10-11)
 Pensemos, portanto, que temos sido treinados cegamente em seus métodos, que vemos através de seus olhos, e que ainda é necessário, em muitos lugares, fazer uma enorme ginástica para aprender a ver com outros olhos, para aprender a esquecer. (ABALOS, p.69)