segunda-feira, 20 de setembro de 2010

7 questões da prova de sexta

Oi pessoal, seguem 7 questões. As demais virão em breve.

1)      Hertzberger propõe e analisa situações em que há uma sobreposição entre o domínio público e privado, exemplificando locais e elementos arquitetônicos que podem produzir essas condições e sensações. Discorra sobre estes espaços, analisando três tipologias residenciais. 

2)     
Hertzberger propõe uma gradação entre público e privado, que é relativa não apenas as qualidades espaciais, mas também a acessibilidade, responsabilidade sobre o espaço, legislação, sensação de pertencimento e outros fatores. Analise como as convenções sociais são determinantes para o uso de espaços públicos, traçando um paralelo entre exemplos dados pelo autor e sua experiência.

3)     
Em Lições de Arquitetura, Hertzberger pontua a importância de criar condições mais democráticas nos espaços públicos, para que o usuário transpasse a condição heterônoma, partilhando responsabilidades e se apropriando desses locais. Baseado na análise do autor, escreva sobre o papel do arquiteto na promoção destas situações. 

4)     
No blog http://fractaldeideias.blogspot.com/ (post Link entre Villa Arpel e Residência Belvedere), o aluno Leonardo discute sobre Mon Oncle e um vídeo sobre a Residência Belvedere, de Myrna Porcaro. A partir do discurso da arquiteta e da crítica feita pelo filme Mon Oncle, argumente sobre os paralelismos (e divergências) entre ambos.

5)     
Edukators aborda a crítica ao capitalismo como um dos temas centrais. Três ativistas utilizam as intervenções em mansões de famílias abastadas como forma de protesto e de produzir discussões que alterem a realidade. Discuta como as intervenções efêmeras na arquitetura podem se tornar ações políticas e sociais. Dê duas referências de intervenções efêmeras pesquisadas, que dialoguem com a proposta do filme.

6)     
O filme Mon Oncle (Meu Tio), de Jacques Tati faz uma crítica satírica à modernidade tecnológica e a arquitetura moderna e seus pressupostos, opondo espaços futuristas e monótonos à ambientes tradicionais, utilizando a França da década de 50 como pano de fundo. Argumente sobre como a discussão proposta por Tati é pertinente (ou não) para a realidade atual, utilizando exemplos de sua vivência cotidiana.

7) Faça um conto em que os personagens do filme Edukators se relacionam com o ambiente e os personagens do filme Mon Oncle.